Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Igreja do Pequeno Grande
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sábado, 31 de julho de 2010

Igreja do Pequeno Grande


A história da chamada Igreja do Pequeno Grande se inicia a 5 de agosto de 1856, quando a Lei nº 759 criava em Fortaleza a primeira casa de educação e recolhimento de meninos órfãos. Foi o primeiro amparo ao menor abandonado.
No dia 10 de março do ano seguinte a casa era inaugurada com apenas dez alunos. A Lei nº 1202, de 10 de março de 1866 extinguiu aquela casa pioneira e ali foi instalado, após alguns melhoramentos, o Colégio das Órfãs, sob orientação das Irmãs de São Vicente de Paulo e já com o nome de Imaculada Conceição.A primeira superiora foi a irmã Margarida Bazet que ali esteve até 1887, quando faleceu no dia 18 de julho. No seu lugar ficou a irmã Gaynè, em cuja administração foram feitas diversas reformas e quando foi construída, em 1903, a Capela da Imaculada Conceição (Igreja do Pequeno Grande), inaugurada no dia 21 de novembro daquele ano.
A foto antiga mostra a capela tendo ao lado um nicho e o colégio ainda somente com o andar térreo. Nele estudaram vultos importantes de nossa história, pois o colégio era misto. A praça ainda não era urbanizada. A foto faz parte do "Álbum de Vistas do Ceará 1908", publicado por iniciativa de Boris Fréres, sendo Impresso em Nancy, na França por Berger et Humbolt Helmlinger, com fotografias de 1902 a 1907.

A foto atual, de Osmar Onofre, traz a Igreja da mesma forma, porém tendo à frente uma praça urbanizada e já passada por várias reformas. As árvores não deixam ver o novo prédio do colégio, que hoje tem dois pavimentos. O nicho ao lado da igreja foi totalmente modificado. A placa de estacionamento permitido cobre parcialmente a frente da igreja.

Crédito:Portal da História do Ceará/Arquivo Nirez

6 comentários:

  1. Bom dia, Leila!
    Senti falta, ontem!
    Tenho tanto a dizer, sobre este "post", que não sei por onde começar.

    Alí, no Imculada, foram freiras 3 irmãs Oliveira Paiva: Ana,Jacinta e Isabel(irmãs de Manoel de Oliveira Paiva).
    O Colégio onde estudavam os meninos, chamava-se São Rafael.Meu pai e minha mãe estudaram com as irmãs de Caridade(em prédios diferentes..rrsrs)
    Na época de meu pai,início do século XX, foi seu coleguinha o, depois, Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco. Segundo meu pai,sendo êle monitor(mais velho), ensinava aos mais jovens, entre êles o futuro Presidenre da República ("quanta honra", heim?- não fora numa ditadura!!!).

    Quando ocorreu o Centenário do Colégio, se encontraram (para fotos..rsrsr):o Mal., o aluno mais novo de então (década de 1960(?)) e meu pai,o mais antigo aluno vivo, à época. Foi linda, a festa....pra variar, eu estava lá..rs!!

    Permita-me uma citação de meu pai: "Durante reduzido mas abençoado tempo, o "Manezinho" e o "Joãozinho"(Manoel e João de Oliveira Paiva), foram os meninos hábeis e prestantes que auxiliaram as piedosas Filhas de São Vicente de Paulo na armação da Gruta de Lourdes, de cenários de ingênuos ou heróicos dramas em que irmã Gagnè era mestra, e até mesmo nos passeios a sítios de povoações próximas, durante as férias colegiais".

    NOTA:J.Paiva,meu pai, escreveu uma biografia de Manoel de Oliveira Paiva, ainda não editada em livro. A citação acima consta dessa biografia, elaborada" à luz das recordações da família".

    Aproveito, para lhe dizer que o nome Gagnè foi assim grifado por meu pai, em seus escritos originais. Acredito que seja o correto. No "post" está "Gayné".

    Mais um "presente" maravilhoso,amiga, vc me traz hoje, não só a mim, mas a quantos gostam da nossa história.

    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, ando meio adoentada esses dias, com febre que não me deixa em paz, acho que peguei uma virose daquelas de derrubar¬¬

    Quantas histórias maravilhosas, amo ler suas citações, viajo junto rsrs Quantas personalidades, muita honra mesmo!

    Já corrigi o Gagnè, quem sou eu para duvidar do seu ilustríssimo pai? huahuahuahuah

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  3. Você é linda demais!!!!
    Me enche de mimos, obrigada!
    Pareço religiosa, de tanto falar em
    santos, mas não sou (é só a formação,
    que se incorporou a mim). Mas, de vez em
    quando, faço minhas orações. Agora mesmo, vou
    pedir a um deles que te dê disposição, que a
    virose se vá>>>>>>>> e a plena saúde volte...
    afinal, precisamos de você.. huahuahuahua..

    Um domingo maravilhoso, com saúde!

    ResponderExcluir
  4. Valeu, querida!

    Beijos e um lindo domingo para ti tbm!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: