Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Meireles - Dados históricos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 22 de novembro de 2011

Meireles - Dados históricos


Meireles acesso ao Mucuripe (Detalhe para o Náutico Atlético Cearense) 1947- Arquivo Assis de Lima

O Meireles é um dos bairros mais antigos de Fortaleza, teve os primeiros terrenos ocupados em torno de 1950, foi criado por causa do crescimento urbano que estava tendo em Fortaleza naquela época.

Uma das pessoas que ajudaram no planejamento urbano do bairro Meireles foi Silva Paulet (francês). Ele arquitetou as ruas e o espaço do bairro.

Essa corrida pela valorização de moradias causou uma certa desigualdade social no bairro como o Campo do América*, uma favela pequena que fica no Meireles.



Indo do Meireles ao Mucuripe 1947 - Arquivo Assis de Lima

01 de setembro de 1945 - Inaugura-se, às 19h, na Praia de Meireles (Náutico), o bar e restaurante La Conga.



Coqueirais do Meireles em 1907 - Arquivo Assis de Lima

14 de outubro de 1951 - Parte, da Praia de Meireles, em frente ao Náutico Atlético Cearense, com destino a Porto Alegre, RS, a jangada Nossa Senhora da Assunção, tripulada pelos pescadores Jerônimo André de Sousa (Mestre Jerônimo), 49 anos, Raimundo Correia Lima (Tatá), 62 anos, Manuel Pereira da Silva (Manuel Preto), 49 anos, João Batista, 31 anos e Manuel Frade, 61 anos.
A jangada tinha uma alegoria de N. Senhora da Assunção, pintada por Antônio Bandeira.
Após a jangada ser abençoada pelo padre Francisco Pita, discursou o governador Raul Barbosa seguido pelo prefeito Paulo Cabral de Araújo.



Coqueirais do Meireles em 1907 - Arquivo Assis de Lima

19 de julho de 1952 - Inauguram-se as novas instalações do Náutico Atlético Clube, nas Avenida da Abolição nº 2427, Avenida Desembargador Moreira e Avenida Beira-Mar, na Praia do Meireles, prédio com planta do arquiteto Emílio Hinko.

29 de março de 1952 -Recebidos festivamente pelas autoridades e pelo povo, regressam ao Ceará os jangadeiros Jerônimo, Tatá, Manuel Preto, João Batista e Manuel Frade, que empreenderam o raide Fortaleza-Porto Alegre na jangada Nossa Senhora da Assunção.Na praia do Meireles, de onde partiram a 14 de outubro do ano anterior, foi nesta data inaugurado um marco comemorativo da façanha.



Coqueirais do Meireles em 1907 - Arquivo Assis de Lima

23 de abril de 1955 - Lançada a pedra fundamental da nova sede do Clube Líbano Brasileiro, na Rua Tibúrcio Cavalcante, na Praia de Meireles.

03 de julho de 1955 - A Associação Atlética Banco do Brasil - AABB lança a pedra fundamental de sua nova sede na Avenida Antônio Justa nº 2311, na Praia de Meireles.

Maio de 1958 - Inaugurado em Fortaleza, o edifício sede do clube do Banco do Brasil, a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB, na Avenida Antônio Justa nº 2311, no Meireles.


Meireles ontem - Arquivo Assis de Lima

07 de agosto de 2002 - Três pessoas morrem soterradas e uma outra sai ferida em acidente na construção de um edifício da Construtora e Imobiliária Gentil Rocha, localizado na Rua Marcos de Macedo nº 834, no bairro Meireles.
Os operários Dário Feitosa, Francisco Pereira Nunes, e Sigismundo Ferreira Gomes, morrem no local, enquanto Francisco José do Nascimento sai lesionado.



Meireles em 1958 - Arquivo IBGE

* Alguns dizem que o Meireles já se chamou Lidiápolis, mas basta observar o mapa do Siará Grande, que iremos observar que aquele pedaço já se chamava Meireles. Os moradores junto ao Campo do América, são os RR (Remanescente Resistente).

Linda Praia do Meireles num passado recente - Arquivo Assis de Lima

Postal Praia do Meireles






Fontes: http://edamex.wordpress.com/, Cronologia Ilustrada de FORTALEZA - 
Nirez,  Portal do Ceará e Assis de Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: