Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Fotos antigas - Rua Barão do Rio Branco
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fotos antigas - Rua Barão do Rio Branco



Rua Barão do Rio Branco é o sexto nome que recebeu a rua, que já se chamou : Rua Nova, Rua Formosa, Rua Dom Luís, Rua Nº 1 * e Rua Paes de Carvalho.



Prédio da Ação Integralista Brasileira - Arquivo Nirez 


Ed. Vitória - Sorveteria Cabana - A Fachada

Sorveteria Cabana de 1951- Hoje Loja Esmeralda -Nirez

Ed. Diogo

O velho sobrado da esquina já deu abrigo por muitos anos, a Pensão familiar. Hoje é o Ed. Jalcy


Foto de 1925




A Padaria Luso Brazileira




Foto de 1937 - Fato histórico: Em 15 de Janeiro de 1904 - Surge o Instituto de Humanidades, colégio de propriedade do professor Joaquim da Costa Nogueira. Era conhecido por Colégio Nogueira.
Ficava na Rua da Assembléia nº 33 (antigo), mas logo se transferiu para a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) nº 88 (atual nº 936).
Mudou-se em 1910 indo para a Rua Sena Madureira nº 113 (atual nº 854), em frente à Igreja Presbiteriana, na esquina com o Beco dos Pocinhos, onde hoje fica o Centro Empresarial Clóvis Rolim.
Em 28/10/1914 seu filho, José de Mendonça Nogueira, é assassinado no sereno de uma festa no Clube dos Diários e o velho professor se desnorteia, passando a viver em função da memória do rapaz, que era um dos esteios da administração do colégio.



O Palacete Guarani - Fatos históricos: Em 13 de maio de 1907 - Começa a demolição do palacete do coronel José Eustáquio Vieira, onde morou o comendador Luís Ribeiro da Cunha, na esquina da Rua Senador Alencar com Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco), para iniciar a construção do Palácio Guarani.

Em 1925 o Banco dos lmportadores passou a funcionar na parte térrea e o Clube dos Diários nos altos. Lá também esteve a Boate Guarani.
Depois o prédio foi adquirido pelo Estado que logo fez uma reforma, tirando o canto agudo da esquina, cortando com uma diagonal, fazendo nesta parte duas portas, uma térrea e outra no pavimento superior. 

Lá passou a funcionar a Agência Metropolitana Castelo Branco do Banco do Estado do Ceará (BEC). Ainda existe uma parte do prédio que foi alterada e esteve alugada à firma "La Fonte". Hoje encontra-se com modificações especialmente na parte inferior 

Riqueza Histórica 01
Foto de Hiran Brasil

Em 29 de Outbro de 1890 - Todas as ruas e avenidas de Fortaleza, por resolução do Conselho da Intendência Municipal, passam a ter números no lugar de nomes, modismo que durou alguns meses.Por exemplo: a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco) passou a ser a Rua Nº 1; o Boulevard Duque de Caxias, Travessa Nº 1, etc.
No dia 29/04/1891, as ruas voltam aos seus primitivos nomes.
Assim como as ruas, as praças também tiveram seus nomes alterados.
Parece que o intuito era retirar todos os nomes próprios de todos os logradouros públicos.







Mais sobre a Barão do Rio Branco AQUI




Colaboração do amigo Assis de Lima

6 comentários:

  1. Gostaria de ter todos esses cartões postais, da Fortaleza Antiga, num álbum...para folhear, quando sentisse saudade(quando?).
    Beijo, amiga

    ResponderExcluir
  2. Adorei encontrar o seu blog. De uma riqueza histórica maravilhosa. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a você e sua equipe pelo trabalho valiosíssimo, Leila!
    Logo que possa,verei com mais atenção e tempo!
    Grande abraço,
    Mario Militão/militao8@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. poderia falar em algum dos seus post um pouco sobre o Palácio da Justiça, esse que aparece no post acima, mas sem nenhuma legenda, pouco sei sobre o edifício.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: