Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Largo dos Voluntários da Pátria - A Praça dos voluntários
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Largo dos Voluntários da Pátria - A Praça dos voluntários


(Placa ampliada da foto abaixo)

Arquivo Assis de Lima

Prédio da Policia Civil - Foto de Assis de Lima

Vista aérea com destaque para a praça - Assis de Lima

No local existia apenas um grande campo onde foram concentrados, aqueles que voluntariamente se alistavam para a Guerra do Paraguai em 1864 e que em 1865 no Governo do Dr. Lafaiete Rodrigues Pereira realizou-se a organização pelo 26° Batalhão, onde concorreu 6 Mil homens, sob o comando dos Generais Tibúrcio Ferreira e Antonio Sampaio.


Vista da Praça dos Voluntários da Pátria em 1941, já com o busto de Getúlio Vargas. Em construção, vemos o prédio da Polícia Civil. Adiante, avistamos o Excelsior Hotel e o “esqueleto” do Ed. São Luiz. A foto foi batida do Ed. do Clube Iracema, hoje sede da SEFIN. Acervo Lucas Jr


Foto de 1934 - Ao longe um circo armado* na Praça dos Voluntários

Aéreas - Arquivo Assis de Lima


Foi um luta sangrenta que durou seis anos, onde se formou a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina, Uruguai) e em combate o Marechal Solano López, foi abatido pelo Cabo Chico Diabo, do Exército Brasileiro. Dentre alguns voluntários se destacou Antonio Tibúrcio, Jose Martiniano Peixoto de Alencar (Porta Bandeira), Francisco Pedro dos Santos, Antonio Cândido de Guerra Passos (Padre Guerra), Francisco Frederico Filgueira de Melo, Antonio Pompeu de Albuquerque Cavalcante entre tantos....., como destaque a jovem de 17 anos vinda de Tauá, que cortou o cabelo e se vestiu de homem, mas que fora barrada no Rio de JaneiroAntônia Alves Feitosa, Jovita era apelido. Pelo desgosto de não poder defender a pátria praticou suicídio, quando perfurou seu próprio peito com um punhal. (Ler sobre a Guerra do Paraguai).


Fotos Históricas
 Marechal Francisco Solano Lopez - Arquivo Assis de Lima



Foto raríssima - Conde D'eu e seus homens no Paraguai - Biblioteca Nacional - Arquivo Assis de Lima

Guerra do Paraguai - Biblioteca Nacional - Arquivo Assis de Lima


Raríssima - Conde D'eu com oficiais em 1870 - Arquivo Assis de Lima

Foto rara da guarda do General Caxias - Arquivo Assis de Lima

Prisioneiros da guerra do Paraguai - Arquivo Assis de Lima

Tropas brasileiras nos campos do Paraguai - Raríssima - Biblioteca Nacional

Voluntário da Pátria - 1870 - Arquivo Assis de Lima

Depois, pelo o local ficar bem próximo a Lagoa do Garrote que se transformaria na Cidade da Criança (Parque da Liberdade) antes de 1932, a Praça dos Voluntários recebeu o nome de LARGO DO GARROTE; essa Nomenclatura deveu-se segundo os historiadores eruditos, em que nos cajueiros e demais árvores que ficavam na beira da Lagoa do Garrote, abatia-se gado provenientes de Messejana e Parangaba, para o abastecimento de carne verde para a cidade.



LARGO DOS VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA: Homenagem aos cearenses que seguiram para a Guerra do Paraguai.



Prédio do antigo Clube Iracema

Arquivo Assis de Lima 

Finalmente PRAÇA DOS VOLUNTÁRIOS, decreto n° 075 de 31 de dezembro de 1932, assinada pelo prefeito Raimundo Girão, no mesmo dia em que inaugurou a Coluna da Hora na Praça do Ferreira.



Praça dos Voluntários - Nessa época ainda existia o prédio do Liceu-Foto de Marciano Lopes

Modelo de Telefone Público - Nº 3 Praça dos Voluntários, o nº 1 Alto da Balança e o nº 2 Messejana - Arquivo Assis de Lima

Em 1941 já era Prefeito de Fortaleza, Raimundo de Alencar Araripe e a Praça Foi Remodelada quando, foi erguida uma herma “homenageando” o Presidente ditador Getúlio Vargas, isso após o empedramento e jardinagem do logradouro. Tem gente que até chama Praça Getúlio Vargas, e outros a Praça da Polícia ou Ordem Social, mas isso de modo informal.



1941- Inauguração do busto Getúlio Vargas

 A localização da Praça é no seguinte quadrilátero: Ruas do Rosário, Perboyre Silva, General Bezerril e Monsenhor Luis Rocha. No centro da Cidade, Ficou defronte ao Liceu Antigo, que demolido pelo General Cordeiro Neto, que era Chefe de Policia (Atual Secretário de Segurança) hoje está o edifício da Policia Civil.



Prédio da Polícia Civil - Marciano Lopes


"No inicio do terceiro quartel do século XIX, existia neste local apenas um campo retangular e bem cuidado, onde se reuniu voluntariamente alistado, para a Guerra do Paraguai, para enfrentar o Tirando Solano Lopez, em 1864. (Daí a Nomenclatura Largo dos Voluntários).
Devido sua localização próxima com a Lagoa do Garrote, onde seria aterrado em parte para a Construção do Parque da Liberdade (Cidade da Criança), referido campo passou a se chamar Largo do Garrote. Finalmente em 1932, com a construção da Praça E sua Urbanização e, bastante arborizada levou o nome de Praça dos Voluntários.
Com a transferência do Colégio Liceu do Ceará que lá Funcionava, em seu local fora construída a Secretaria de Segurança Pública, em foi construída uma erma homenageado o Presidente Getúlio Vargas. É uma Praça bonita, mas antipática." Assis Lima

*Em 06 de Julho de 1934 estréia o circo norte-americano, armado na Praça dos Voluntários, Dunbar Scheveyer. (Portal do Ceará)





Todos os créditos vão para o amigo e colaborador Assis de Lima

2 comentários:

  1. Hello my loved one! I want to say that this post is awesome, nice written and
    include almost all vital infos. I would like to see more posts like this .


    My weblog - page

    ResponderExcluir
  2. Minha primeira identidade foi emitida no Predio da SSPDS Antiga Secretaria de Policia, na Praça dos Voluntários.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: