Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Fortaleza - 285 anos
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 12 de abril de 2011

Fortaleza - 285 anos



Fortaleza completa amanhã 285 anos, mas com um "corpinho" de 20. rsrs


Leia sobre o nascimento dessa linda cidade AQUI



1645 - Quadro do Holandês Franz Post, de 1645 sobre O nascimento de Fortaleza (Forte São Sebastião)



Você sabia que Fortaleza é um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do exterior? O que nossa cidade tem que tanto agrada? Você sabe?


Quem escolhe Fortaleza como destino, certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol  e as noites mais animadas do nordeste. Terra quente, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.




O nosso litoral tem uma extensão de 34 quilômetros, com um total de 15 praias. Tem como limites a foz dos rios Ceará ao norte e Pacoti ao sul. Outros rios e riachos que desaguam no litoral cearense são: Riacho Pajeú, Riacho Maceió, Riacho Jacarecanga e o Rio Cocó. A Praia da Barra do Ceará é a praia que faz o limite de Fortaleza com a cidade de Caucaia localizada ao norte. Tem esse nome por ser a foz do rio Ceará. A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos, como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surf e pesca. Na Praia do Meireles encontra-se a avenida Beira Mar, que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade.




A belíssima Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. O Mucuripe é famoso por sua comunidade de pescadores. Todos os dias, à tarde e de manhã cedo, é possível ver a partida e a chegada dos pescadores. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos e a mais antiga estátua de Iracema e Martim da cidade, inaugurada em 1965. Logo depois do Mucuripe fica a Praia do Titãzinho, que é famosa pela prática do surf. A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas, com uma longa extensão ocupada por muitas barracas, que são restaurantes especializados em frutos do mar.  




As barracas da Praia do Futuro possuem uma estrutura (
piscinas, playground, palcos para shows de música e humor e até salva-vidas próprios)
 de deixar qualquer um, boquiaberto!





Para atender à demanda turística, a capital do Ceará investiu em uma enorme infraestrutura de hotéis, restaurantes e outras opções de lazer, principalmente na região à beira-mar; ademais, como a explosão do turismo deu-se recentemente, vários dos hotéis são novos e modernos, com uma estrutura de serviços em sintonia com as demandas do exigente turista dos dias atuais.


As praias de Fortaleza são das mais agradáveis no Brasil!!!




Até o início dos anos 80, a orla de Fortaleza ainda não era voltada para o turismo; havia alguns prédios residenciais e comerciais, entremeados por vários terrenos vazios. 
Com o crescimento do turismo, a orla cresceu e modernizou-se, oferecendo atualmente uma grande gama de atrativos para os visitantes, como modernos hotéis, agradáveis restaurantes e lojas diversas.






Banhistas preferem a Praia do Futuro, que tem águas límpidas e ondas fortes; as praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira-mar, lojas e serviços diversos; à noite, o local preferido é Iracema e sua famosa boemia.




Em Fortaleza, há uma estruturada rede de operadoras de turismo levando visitantes a esses e outros locais encantadores, como as praias mais afastadas,  como Canoa Quebrada e Jericoacoara.
Segundo o New York Times, Fortaleza tem a noite de segunda-feira mais agitada do mundo.





As comemorações aos 285 anos de Fortaleza, serão muitas, participe você também!
Na Avenida Monsenhor Tabosa vai ter a partir das 16:00hs, vários humoristas que entrarão nas lojas animando o ambiente e proporcionando muitas risadas a fortalezenses e visitantes.


No aterro da Praia de Iracema, a atração será a cantora Daniela Mercury. O show será aberto ao público e acontecerá a partir das 22 horas. Antes da cantora, vários cantores cearenses apresentarão um repertório especial para a cidade. A musa baiana promete um show com seu repertório Canibália entre canções de grandes compositores da música brasileira.



Confira a agenda completa (crédito: Jangadeiro Online):
Chico Pessoa e Daniela Mercury fazem shows, respectivamente, na Praça do Ferreira e no Aterrinho no dia 13 de abril (Montagem: Jangadeiro Online)

DIA 12/04
- Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
- Lançamento do vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, realizado para comemorar o aniversário da cidade, às 19h. O vídeo reúne histórias sobre a cidade através dos cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar.
- CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Encontro do rapper GOG com os jovens no CUCA, às 18h.
DIA 13/04
- Receptivo no Aeroporto Internacional Pinto Martins com Luizinho e Banda, e mascotes do Projeto “Caminhos de Iracema” durante todo o dia 13 de abril. Também por todo o dia 13, animação com um humorista, abordando os visitantes, ao longo da Avenida Monsenhor Tabosa.
- Duas saídas do roteiro “Caminhos de Iracema”. Às 8h e 14h do dia 13, da Casa do Turista da Beira-Mar. A rota visita os principais patrimônios históricos da capital cearense que fazem alusão à obra Iracema, do escritor José de Alencar: as cinco estátuas da índia na cidade; o Theatro José de Alencar; a Praça e o monumento José de Alencar; o antigo Forte São SebastiãoMartim Soares Moreno -; o Morro e a Praça de São Thiago; o Rio Ceará e a Casa de José de Alencar (com visita guiada à Pinacoteca Floriano Teixeira e à exposição de gravuras de Iracema do artista plástico Descartes Gadelha). Inscrições para o passeio através do Disque-Turismo (85) 3257.1000
- Terminais de ônibus: Alvoradas nos terminais Antônio Bezerra, Papicu, Messejana, Conjunto Ceará, Siqueira, Lagoa e Parangaba.
6h30 às 8h30: apresentação de clowns (palhaços) e duplas de repentistas.
17h30 às 19h30: apresentação de clowns (palhaços) e grupos de coral.
- Parque da Liberdade (Rua Pedro I,S/N – Centro).
8h às 12h – As 4 Estações da Criança – Programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo etc.
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
17h – Show musical com David Valente
17h30 – Show musical Parahyba e Cia. Bate Palmas
18h30 – Show musical com Chico Pessoa
- CUCA Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”.
18h – Esquetes teatrais LGBTT
19h – Banda de reggae Faculdade Mental
20h – Show com o rapper GOG e banda.
- Aterrinho da Praia de Iracema (próximo à Caixa D´água dos Peixinhos)
Abertura: Vídeo “Fortaleza de Todos os Sentidos”
20h – Show coletivo, com novos e consagrados intérpretes da música cearense, cantando músicas de compositores locais
Lia Veras, Lorena Nunes, Glairton Santiago, Marcos Lessa, Aparecida Silvino, Lúcio Ricardo Humberto Pinho e Teti.
22h – Show com Daniela Mercury
DIA 14/04
ESPECIAL QUINTA CULTURAL
- Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas – entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli)
Abertura: Trupe do Riso, às 19h
Show com o cantor Rafael Greyck, às 20h.
DIA 15/04
Galeria Antônio Bandeira (Centro de Referência do Professor – Rua Conde D´eu, s/n. Centro)
62o SALÃO DE ABRIL: mostra nacional de artes visuais.
Abertura às 19h. Segue em cartaz até o dia 31/05.
DIA 17/04
- PARQUE MUNICIPAL ADAHIL BARRETO (COCÓ ANTIGO) – Av. Virgílio Borba, 50 – Dionísio Torres – próximo a av. Pontes Vieira. De 8h ao meio-dia.
As 4 Estações da Criança: programação cultural para crianças e adolescentes com oficinas, brinquedos educativos, gincanas, shows musicais, espetáculo de teatro e circo, etc.
DIA 18/04
- Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro)
8h às 16h30min – Lançamento da II Feira e Livro Infantil de Fortaleza. Com contação de histórias, leituras, doação de livros e apresentação de clowns (palhaços).
14h às 17h – Festa do Livro e da Rosa, com debates literários, troca de livros e rosas. De 14h às 17h30min.
18h- Programa Intercâmbios – apresentação dos espetáculos de dança Um Punhado de Corpo-Terra,com  Marina Carleial e Interferências, com o Núcleo DOC Dança.
19h – Lançamento da quinta edição da Revista Farol.
DIAS 27/04 E 28/04
- Seminário da Prainha (entre as av. Dom Manoel e Monsenhor Tabosa).
Seminário Preservação do Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Urbano, promovido pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – COMPHIC. ). De 8h ao meio-dia e de 14h às 18h.
DIA 28/04
- Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli).
Projeto Tópicos Utópicos – Palestra e debate com a arquiteta Ermínia Maricato. A partir de 18h30min.
DE 13/04 A 30/04
- Ruas do Centro da cidade com concentração diária no Passeio Público (rua Dr. João Moreira, s/n – Centro).
- Projeto Fortaleza a Pé – caminhadas diárias pelo Centro Histórico de Fortaleza sob coordenação do turismólogo Gerson Linhares. Acesso gratuito para a população em geral. Voltado prioritariamente para alunos e professores de escolas públicas, além de grupos da melhor idade. De 9h ao meio-dia e de 14h às 17h. Agendamentos: 3105.1291
Toda a programação é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: