Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : A Vila de Fortaleza Passa à Cidade
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



domingo, 5 de dezembro de 2010

A Vila de Fortaleza Passa à Cidade


Carta de lei que elevou à categoria de cidade a vila de Fortaleza

"D. Pedro. Pela Graça de Deus e Unânime Aclamação dos Povos, Imperador constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

Faço saber aos que esta Minha Carta virem: Que, Tendo Eu Elevado este País a alta dignidade de Império, como exigem a sua vasta extensão e riqueza, e tendo-me Dado as Províncias, de que se compõe, grandes e repetidas provas de amor e fidelidade á Minha Augusta Pessoa e de firme adesão á causa Sagrada da Liberdade e Independência deste Império, cada um segundo os meios que ministram a sua população e riqueza:

Houve por bem por Meu Imperial Decreto de 24 do mês próximo passado, em memoria e agradecimento de tantos e tão relevantes serviços que ela tem prestado, concorrendo todos para o fim geral do aumento e prosperidade desta grandiosa Nação, Elevar á Categoria de cidade todas as vilas que forem capibis de Províncias: E havendo anteriormente requerido esta mesma condecoração em favor da Vila da Fortaleza da Província do Ceará e Comarca da mesma Vila em seu nome e do Clero, Nobreza e Povo, pelos atendíveis motivos que se verificaram na Minha Augusta Presença em Consulta da Mesa do Desembargo do Paço, com cujo Parecer Me Conformei por Minha Imediata Resolução de 2 de Janeiro do corrente ano: Hei por bem, Tendo a tudo consideração que dita Vila da Fortaleza fique erecta em cidade, e que por tal seja havida e reconhecida com a denominação de Cidade da Fortaleza de nova Bragança, e haja todos os Foros e Prerrogativas das outras cidades deste Império, concorrendo com elas, em todos os atos públicos e gozando os cidadãos e moradores dela de todas as distinções, franquezas, privilégios e liberdades, de que gozam os cidadãos e moradores das outras cidades sem diferença alguma; porque assim é Minha Mercê; pelo que Mando á Mesa do Desembargador do Paço e da Consciência e Ordens, Conselho de Fazenda, Regedor da Casa de Suplicação, Junta do Governo Provisório da Província do Ceará, e a todas as mais dos das outras Províncias, Tribunais, Ministros de Justiça, e quaisquer outras pessoas, a quem conhecimento desta Minha Carta de Lei haja de pertencer, e cumpram e guardem, e façam cumprir como nela se contem, sem dúvida ou embargo algum. E ao Monsenhor Miranda, Desembargador do Paço e Conselheiro-Mor do Império do Brasil, Ordeno que a faça publicar na Chancelaria, e que dela envie cópias a todas as Estações do estilo e remetendo-se o Original á Câmara de dita Cidade para seu título. Dada no Rio de Janeiro aos 18 de Março de 1823, segundo ano da Independência e do Império - Imperador com Rubrica e Guarda".



Crédito: Blog Ceará terra do sol


4 comentários:

  1. Olá Leila,

    Escrevo-te de Portugal, sou português, e já estive na tua cidade por diversas vezes. Adoro Fortaleza, tenho um carinho especial por ela, e, por vezes, vou "navegando" pela net na busca de fotos e mais fotos, inclusive fotos antigas, as quais tanto adoro, sendo que, numa dessas buscas, encontrei o teu blogue. Parabéns por este teu trabalho e pelo "Amor" e carinho que nele colocas. Aprecio imenso fotos antigas, sejam de lugares, sejam de pessoas, fotos que nos remetem à "origem" de tudo.

    O meu lugar predilecto em Fortaleza, "Terra do Sol", é a Ponte dos Ingleses. Para mim, um lugar verdadeiramente mágico por excelência, onde os pensamentos se transformam em poesia...

    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério!

    Fico imensamente feliz em saber que vc gostou do blog. Eu tbm sou apaixonada por fotos antigas, e consigo passar horas olhando pra elas e me imaginando naquela época, revivendo aquele momento, é maravilhoso!!!

    Beijos e espero vê-lo por aqui novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leila,

    Sim, estou e irei acompanhar seu blog de perto. Tenho estado a ver todos os seus posts e fotos que colocou desde o início. Neste momento vou em Maio de 2010... rsrs...

    Eu próprio tinha um mini-aqruivo de fotos atingas de Fortaleza, mas já percebi que as tem todas. De qualquer forma te envio 4 mapas antigos da cidade, pois fiquei agora na dúvida se já os tem ou não.

    Uma pequena nota: adoro ouvir a música "ambiente" que colocou no seu blog, do Fagner, "Velas de Mucuripe". Faz-me realmente "voar" até Fortaleza, olhar a beleza de sua orla, e reviver momentos bem passados.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ai que maravilha, seja muito bem-vindo sempre!!!

    Recebi os mapas, obrigada pela gentileza.

    Quanto ao Fagner, o amo de paixão, tenho todos os cds, passei a admirá-lo por causa do meu pai que desde que me conheço por gente rsrs ele já
    curtia suas músicas. Lembro dele cantando 'Guerreiro menino"...

    Um homem também chora
    Menina morena
    Também deseja colo
    Palavras amenas
    Precisa de carinho
    Precisa de ternura
    Precisa de um abraço
    Da própria candura...

    ...É triste ver este homem
    Guerreiro menino
    Com a barra de seu tempo
    Por sobre seus ombros
    Eu vejo que ele berra
    Eu vejo que ele sangra
    A dor que traz no peito
    Pois ama e ama...

    LINDA!!!

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: