Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Assembléia Legislativa do Estado do Ceará
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



domingo, 14 de novembro de 2010

Assembléia Legislativa do Estado do Ceará


Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Da esquerda para a direira da foto. O segundo, o Padre Francisco Máximo Feitosa e Castro. Em quinto, já provécto, o seu irmão, Lourenço Alves Feitosa e Castro. Por seguidas vezes presidente. Aguerridos aliados de Nogeuira Accioli. Crédito da foto: Pedro Albuquerque

As origens da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará remontam a 1835. No dia 7 de abril daquele ano, o senador José Martiniano de Alencar, que ocupava a presidência da Província do Ceará, abria os trabalhos da primeira sessão do Poder Legislativo cearense. Cumpria-se naquele momento o Ato Adicional assinado pela Regência em 1834, que criava as Assembléias Legislativas Provinciais. Em sua primeira legislatura, a Assembléia era composta por 28 deputados e 7 suplentes e se localizava nas proximidades da Praça da Sé. O primeiro presidente do Poder foi o Capitão-Mor Joaquim José Barbosa.

No ano de 1871, o Legislativo transfere-se para o chamado Paço da Assembléia, na praça Capistrano de Abreu (rua São Paulo, no Centro de Fortaleza), lá permanecendo por mais de um século. Foi lá onde a Assembléia elaborou a primeira Constituição do Estado do Ceará em 1891, ano em que foi instituído o Congresso cearense, com Senado e Câmara dos Deputados no Legislativo estadual. A segunda Constituinte veio apenas um ano depois, em 1892, quando ficou decidida a extinção do Senado cearense, após breve existência, tornando a Assembléia novamente um legislativo unicameral.

No período da chamada República Velha (1889-1930), o Ceará teve ainda mais três Constituições Estaduais, elaboradas em 1917, 1921 e 1925. A Assembléia voltaria a se reunir em Constituinte em 1935, com a Era Vargas e o retorno da eleição do Governador pelo voto indireto, a exemplo das Constituições de 1891 e 1892. O período de redemocratização (1946-1964), trouxe uma nova Carta Magna estadual em 1947, em período de restabelecimento da normalidade democrática do País.

O regime militar de 1964 fez o Legislativo estadual novamente adaptar a Constituição do Estado à nova realidade política brasileira. Foi neste período em que a Assembléia ganhou sua atual sede, o Palácio Deputado Adauto Bezerra, inaugurado em 1977, na avenida Desembargador Moreira.

Com o fim do regime militar, após José Sarney assumir a presidência da República em 1985, é convocada nova Constituinte no Congresso Nacional, que elabora a Constituição de 1988. Um ano após, a Assembléia elabora a atual Constituinte do Estado, que repercute os ideais democráticos trazidos pela Constituição Federal de 1988.

O Poder Legislativo cearense atravessou, portanto, em seus mais de 170 anos de existência, diversos períodos da História cearense e brasileira, passando por Império e República, sempre como a Casa onde são discutidos os interesses dos diversos segmentos da população cearense.




Crédito: Site Oficial da Assembléia

3 comentários:

  1. Prezada Leila Nobre, somente agora tomei conhecimento do seu artigo. Parabéns! Fico grato por haver colacionado a foto do meu bisavô Lourenço Alves Feitosa e Castro e os seus pares na Assembleia Legislativa do Ceará. Notadamente por haver-me reputado o crédito pelo documento. Gostaria de obter a informação do período ou dos períodos que o Padre Feitosa exerceu o mandato legislativo. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Restaurei a foto dos deputados onde aparece Tibúrcio Gonçalves de Paula ao centro, como presidente. Como posso lhe enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcio, boa noite!
      Pode enviar para: fortalezanobre@gmail.com

      Forte abraço

      Excluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: