Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Universidade Federal do Ceará - UFC
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Universidade Federal do Ceará - UFC




Palacete da Família Gentil - Adquirido e ampliado pela UFC para sede da Reitoria - Arquivo Nirez

Portão da Reitoria da UFC - Arquivo Nirez

A Universidade Federal do Ceará é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nasceu como resultado de um amplo movimento de opinião pública que teve início no ano de 1949O principal interlocutor deste movimento foi Antônio Martins Filho*, intelectual que veio a se tornar o primeiro reitor da então recém criada Universidade do Ceará.





UFC 1961

Arquivo Nirez

Foi criada pela Lei nº 2.373, em 16 de dezembro de 1954, e instalada em 25 de junho do ano seguinte. 
Sua implantação, sob a direção de seu fundador, Prof. Antônio Martins Filho, deveu-se da união de várias instituições de ensino superior então existentes na cidade de FortalezaEscola de Agronomia do Ceará,Faculdade de Direito do CearáFaculdade de Medicina do Ceará e Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará.

Arquivo Nirez

Arquivo Nirez

Sediada em Fortaleza, capital do estado, a UFC é um braço do sistema do ensino superior do Ceará e sua atuação tem por base todo o território cearense, de forma a atender às diferentes escalas de exigências da sociedade.

A UFC é composta de seis campi, denominados:
Campus do Benfica, Campus do Pici e Campus do Porangabussu, todos localizados no município de Fortaleza, além do Campus de Sobral, do Campus do Cariri e do Campus de Quixadá.

Hoje, a Universidade Federal do Ceará, que há mais de 50 anos mantém o compromisso de servir à região, sem esquecer o caráter universal de sua produção, está presente em quase todas as áreas do conhecimento representadas em seus campi.


Arquivo Nirez

Arquivo Nirez


  • Lema

O universal pelo regional” é o lema da Universidade Federal do Ceará, instituição que busca centrar seu compromisso na solução dos problemas locais, sem esquecer o caráter universal de sua produção.



Arquivo Nirez

Arquivo Nirez

  • Missão

A missão da Universidade é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores artísticos e culturais, constituindo-se em instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do
Nordeste e do Brasil.



Antônio Martins Filho - Fundador da UFC

Antônio Martins Filho
  • Visão

Consolidar-se como instituição de referência no ensino de graduação e pós-graduação (
stricto e lato sensu), de preservação, geração e produção de ciência e tecnologia, e de integração com o meio, como forma de contribuir para a superação das desigualdades sociais e econômicas, por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do Ceará, do Nordeste e do Brasil.


Arquivo Nirez 

Arquivo Nirez

Estrutura

A UFC em Fortaleza está dividida em três campi, ocupa uma área urbana de 233 hectares:
  • Campus do Benfica - (13ha) – Reitoria; Pró-Reitorias de Planejamento, Administração e Assuntos Estudantis; Centro de Humanidades; Cursos de DireitoEducação, e Economia,AdministraçãoAtuáriaContabilidade e Secretariado; Curso de Arquitetura e equipamentos culturais.
  • Campus do Pici - (212 ha) – Centros de Ciências, Ciências Agrárias e Tecnologia; Pró-Reitorias de Graduação e de Pesquisa e Pós-Graduação; Biblioteca Universitária, núcleos e laboratórios diversos, além de área para a prática de esportes.
  • Campus do Porangabussu - (8 ha) – Curso de FarmáciaOdontologia e Enfermagem; Curso de Medicina; complexo hospitalar (Hospital Universitário Walter CantídioMaternidade-Escola Assis Chateaubriand e Farmácia-Escola), laboratórios e clínicas.
  • Existem ainda, fora dos três campi, o Instituto de Ciências do Mar (Meireles) e a Casa de José de Alencar (Messejana - onde funciona o curso de Licenciatura em Educação Musical, vinculado ao Instituto de Cultura e Arte - ICA).

Arquivo Nirez

Arquivo Nirez

A UFC também possui três campi no interior do estado:
  • Campus Cariri - Curso de Medicina (Barbalha), Curso de Agronomia (Crato), e Cursos de AdministraçãoBiblioteconomiaEngenharia Civil e Filosofia (Juazeiro do Norte);
  • Campus Sobral - Cursos de Ciências EconômicasEngenharia da ComputaçãoEngenharia ElétricaMedicinaOdontologia e Psicologia;
  • Campus Quixadá - Sistemas de Informação;
  • Existem ainda, fora dos três campi, as fazendas experimentais de Quixadá (Fazenda Lavoura Seca), Pentecoste (Fazenda Vale do Curu) e Maracanaú (Fazenda Raposa).


Arquivo Nirez

Arquivo Nirez

Equipamentos culturais

  • Sistema de Bibliotecas, com 14 unidades, sendo 12 em Fortaleza, uma em Barbalha e uma em Sobral
  • Casa de José de Alencar (museu, pinacoteca, centro de treinamento, ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará e a casa onde nasceu o autor de Iracema)
  • Museu de Arte - MAUC (com obras dos mais representativos artistas plásticos cearenses)
  • Casa Amarela Eusélio Oliveira (centro de ensino e criação nas áreas de cinema e vídeo)
  • Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (sede do Curso de Arte Dramática)
  • Seara da Ciência (museu interativo com exposições sobre físicaquímica e biologia)
  • Rádio Universitária FM 107,9
  • Concha Acústica
  • Imprensa Universitária e Editora da UFC
  • Instituto de Cultura e Arte

Arquivo Nirez

Parque de esportes

No campus do Pici a UFC tem a maioria dos equipamentos esportivos, tais como, uma pista de atletismo, piscinas olímpica e semi-olímpica, campo oficial de futebol e ginásio, além de vestiários.Na UFC é comum a prática de esportes como o jiu jitsu,muay thai,wrestling entre outros,formando o MMA,ou mixed martial arts,um esporte em contato em que o oponente ou é submetido a uma finalização ou é nocauteado,ou se nenhum dos dois ocorrer a decisão vai para os juizes.atletas famosos e conhecidos da pratica são alguns como Minotauro nogueira,Anderson Silva, Chuck Liddel e etc.


Arquivo Nirez

Arquivo Nirez

Organização

A unidade básica de organização da UFC é o departamento sendo a ele vinculado os professores e pessoal responsavel pelo funcionamento dos cursos da universidade. Os departamentos são coordenados por centros ou faculdades. Equiparando ao sistema da Plataforma Lattesonde o centro ou faculdade seria uma grande área do conhecimento e o departamento uma área. Atualmente são 5 faculdades e 4 centros.

  • Faculdade de Direito


  • Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
  • Faculdade de Educação
  • Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
  • Faculdade de Medicina
  • Centro de Ciências
  • Centro de Ciências Agrárias
  • Centro de Humanidades
  • Centro de Tecnologia
  • Instituto de Cultura e Arte - ICA
  • Instituto UFC Virtual

Arquivo Nirez

Reitoria - Universidade Federal do Ceará

*Antônio Martins Filho nasceu no Crato em 22 de dezembro de 1904. Foi um dos mais eminentes fomentadores da fundação da primeira universidade do Ceará tornando-se "O Reitor" da vindora instituição quando da sua fundação em 1954, a atual Universidade Federal do Ceará.

Nasceu no sítio Santa Teresa, Cariri. Teve a ajuda da sua avó para entrar no mundo das letras com a leitura da saga de Carlos Magno e depois continuada com a leitura de Alexandre HerculanoJosé de AlencarGuerra Junqueira e Augusto dos Anjos. Aos onze anos teve seu primeiro emprego. Trabalhou na Gazeta Cariry, no Crato, desde a entrega dos jornais aos assinantes até trabalhos técnicos na parte da impressão. Dez anos depois disso ele estava no Maranhão trabalhando como caixeiro comerciante.
Em 1929, ainda no Maranhão, em Caxias, abriu sua própria firma, A Cearense. Em Teresina foi dono do Cine-Rex e do jornal Voz do Povo e criou o Ginásio Caxiense e fazia Faculdade de Direito no Piauí nos finais de semana tendo sido bacharelado em 1935. O declínio nos negócios no Maranhão e os constantes problemas de saúde dele e de alguns filhos forçaram sua mudança para Fortaleza.


Já em 1937, dirigindo a Editora Fortaleza, começou a publicar semanalmente a revista O Valor que teve tiragem por mais de nove anos. Em parceria com Raimundo Girão Lançou o livro O Ceará. Foi Ex-Diretor e proprietário da Academia de Comercio Padre Champagnat de Fortaleza de 1939 até 1943, ano em que entrou no Instituto do Ceará e também na Academia Cearense de Letras.

Raimundo Girão e Antônio Martins Filho
Foi professor do Liceu e de outras instituições de ensino de Fortaleza e em 1945 se tornou Professor Catedrático por concurso e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Ceará. Em 1948 toma a liderança no processo de criação da antiga Universidade do Ceará atual UFC, que se torna uma "campanha política" uma vez que depois desse esforço de estabelecer bases para um projeto de universidade tanto o Governo de Faustino de Albuquerque quanto a mídia nacional com o debate na revista O Cruzeiro entre Martins Filho e Gilberto Freire que defendia que a Universidade do Recife era suficiente para a região.
A universidade foi finalmente criada em 1954 e instalada em 1955 e ate 1967 teve como Reitor Martins Filho que deu prosseguimento à criação de uma infra-estrutura para a universidade criando a Imprensa Universitária, adquirindo o atual prédio da Reitoria e da casa de José de Alencar e criando condições para que a universidade pudesse continuar crescendo.
Aposentou-se em 1974, mas fundou também a Universidade Estadual do Ceará - UECE em 1977 e a Universidade Regional do Carirí - URCA em 1986. Foi membro do Conselho Nacional de Educação na década de 1960 tendo permanecido no conselho por 13 anos. Foi representante do Brasil na OEA no comitê Latino-Americano de Avaliação dos Sistemas de Bolsas de Estudos.
Morreu em  Fortaleza no dia 20 de dezembro de 2002, dois dias antes de completar 98 anos por falência múltipla dos órgãos.




Fontes: Wikipédia e  Site da UFC

5 comentários:

  1. FORTALEZA, 20 de janeiro de 2012. Como funcionaria desta universidade tenho orgulho de fazer parte desta história. Há 33 anos sou instrumentadora cirúrgica com muito prazer. Faz parte de meu sangue e de minha alma como amo esta entidade. Minha força que é a UFC. Maria de Fátima Mesquita da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Olá, haveria como disponibilizar os arquivos na qualidade original?
    Ou somente pegando diretamente com o Seu Nirez?
    dayanneaaaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayanne, boa tarde!

      O Nirez tem muito mais fotos fora essas, entre em contato com ele: nirez@terra.com.br

      Abraços

      Excluir
  3. Uma correção, a divergência entre Gilberto Freyre e Martins Filho se deu entre março e abril de 1960, não em 1948.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se alguém tem fotos da escola de engenharia da UFC quando era, onde hoje está localizado o shopping Benfica.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: