Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Fotos Antigas de Fortaleza - Anos 50 e 60
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fotos Antigas de Fortaleza - Anos 50 e 60


Barrinhas e DivisóriasPara os amantes da bela Fortaleza antiga, mais uma postagem com fotos que nos levarão ao passado. Boa viagem!

Usina Elétrica SERVILUZ

Em 1960 o serviço público de energia elétrica em Fortaleza, era fornecido de forma precária pela Serviluz - Serviço de luz e força de Fortaleza. A energia era gerada por usinas termelétricas.
A Serviluz era uma autarquia pertencente ao município de Fortaleza, resultante da antiga Ceará Tramways Light & Power.
Em 1962 o controle acionário da Serviluz passou da Prefeitura de Fortaleza para a Eletrobrás, quando então a empresa transformou-se na Conefor - Cia Nordeste de eletrificação de Fortaleza.

A Serviluz funcionava no bairro do Mucuripe.

Fonte- Fátima Garcia
Gif

Rua Conde d'Eu

Para mais informações sobre a Rua, leia:


Gif

Relógio da Praça do Ferreira

Em 1932, o prefeito Raimundo Girão iniciou uma pequena reforma. Ordenou a demolição do coreto para a construção de uma Coluna da Hora, com 13m de altura e quatro relógios votados para cada lado da praça (foto acima).

Gif

Quebra-mar na Praia de Iracema

A Praia de Iracema é limitada à sua direita por um quebra-mar que a divide com a Praia do Meireles. No lado esquerdo ela termina na Ponte Metálica, antigo porto da cidade.

Gif

Praia do Náutico

Gif

Praia do Arpoador

Sem dúvida uma linda praia, que nada tem de parecido com a atual praia¬¬

Gif

Praia do Arpoador

Gif

Praia do Arpoador

Gif

Porto do Mucuripe

Situado na enseada do Mucuripe desde a década de 50, o Porto de Fortaleza é rico em histórias, idéias e projetos.

O primeiro projeto de porto para Fortaleza surgiu em 1870 pelas mãos de Charles Neate. Seu projeto consistiu na construção de um quebra-mar e sistemas auxliares para a atracação de navios na costa no históricos local da Prainha, ao lado direito da foz do Riacho Pajeú, próximo a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção, onde hoje existe a Praia de Iracema. Neste local foi construído vários trapiches desde 1804. Em 1875 tem início a construção do projeto de Neate pelo Sir John Hawkshaw. No ano de 1883 teve início a construção do quebra-mar, armazéns, Prédio da Alfândega de Fortaleza. A construção da Ponte Metálica aconteceu entre 1902 e 1906. A famosa Ponte dos Ingleses foi contruída em 1921.

Como o local escolhido e no qual foi consruído mostrou-se inviável as atividades portuárias, foram feitos estudos e projetos para um novo local para o Porto de Fortaleza.

Em 1908, uma comissão chefiada pelo engenheiro Manoel Carneiro de Souza Bandeira começou uma minuciosa e completa pesquisa na Prainha e na Enseada do Mucuripe, para levantamentos topohidrográficos e para estudo do regime dos ventos, das marés, das correntes e dos movimentos das areias.

Já em 1910 foi publicado relatório apresentando os resultados de todos os trabalhos realizados e do estudo para desenvolvimento de um projeto de melhoramento da estrutura portuária.

Em 1929, o Departamento de Portos, Rios e Canais tinha planos de realizar estudos sobre o porto de Fortaleza. Esta tarefa coube ao engenheiro Augusto Hor Meyll. Com base nos estudos feitos em Fortaleza, o Dr. Hor Meyll apresentou, a 21 de janeiro de 1930, o seu projeto de construção do porto de Fortaleza na enseada de Mucuripe. A enseada do Mucuripe oferecia vantagens extraordinárias, inclusive o fato que esta localiza-se seis quilômetros da Capital. Na época Meyll diz em frase que ficou famosa: "Ou temos o porto na enseada de Mucuripe, ou nunca teremos um porto em Fortaleza."

Fonte: Wikipédia
Gif

Praia do Futuro
Praia com dunas fixas e estrada para o baixo Aldeota

Gif

Navio no terminal do Mucuripe

Gif

Praia do Mucuripe
Detalhe para as jangadinhas viradas para secar

Gif

Mucuripe

Gif

A tranquilidade da Praia do Mucuripe

Gif

Funcionários da Esso no Terminal de Mucuripe

Gif

Dunas do Mucuripe

Essa é uma das fotos que mais me impressiona... Olhar essas dunas na foto e na realidade, constatar que ela virou um morro cheio de casinhas¬¬

Gif

Chegada das jangadas na Praia do Mucuripe

Gif

As velas do Mucuripe vão sair para pescar...

Gif

Vão levar as minhas mágoas
Pras águas fundas do mar...

Gif

Canalização no Terminal do Mucuripe

Gif

Caminhão para transporte entre Russas e Fortaleza -Istivan Faludi

(Essa é uma foto bem significativa para mim, visto que meu amor é de Russas rsrs)

Gif

Cais do porto do Mucuripe

Gif


Crédito: IBGE

7 comentários:

  1. Oi leila..tudo bem? vou fazer uma linha do tempo da orla de fortaleza..amei suas fotos! onde você arranjou? de onde saiu essas tem mais? hahaha! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaysa!

      Essas fotos são do arquivo do IBGE rsrs
      Fora essas, tem outras tbm maravilhosas sim e até já postei. :)
      Procura por arquivo do IBGE no Google q vc acha.

      Abraços e obrigada pelo comentário O/

      Excluir
  2. esse tempo lindo onde podíamos ver bem longe areias das Praias as dunas. onde o vento soprava os grauns de areias onde tudo era mais calmo as casas só era vilas de pescadores.hoje em 2016 esses espaços São o cupados por enormes prédios a beira mar. onde a maré vinha beija as areias da praia hoje existem barracas onde afogam o mar e sua beleza natural e dos grandes prédios vem seus esgotos poluir seu encanto manxa sua fase e assassinar sua pureza. as noites que eram de paz sossego hoje São coturbadas.vindo tira a paz da quele que descansa ouvindo o som das ondas que vinham beijar a areia da praia somente com a luz do luar bem no meio do céu estrelados. o saudades daquele tempo que não pode ver passar mas vivo nas lembranças das fotos que posso explorar e em sonho posso viver esse tempo que não pôde min espera.(bom dia.Boa terde.Boa noite.)sou walenderson um jovem que vive a sonhar.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por resgatar esse lindo acervo.

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: