Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua Padre Valdevino / Parque Americano)
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



terça-feira, 1 de junho de 2010

Ruas de Fortaleza - Mudanças (Rua Padre Valdevino / Parque Americano)


Nesta foto do inicio da década de 1950, vemos o então famoso "Parque Americano" de Salomão Benício Sampaio, que ficava na rua Padre Valdevino, no cruzamento com a Rua Ildefonso Albano. Na época, o parque atraía pessoas de toda a cidade e sua fama foi tamanha que proporcionou a criação de uma linha de ônibus somente para atender a região, com o destino "Parque Americano", que parece ainda existir. A região passou a ser chamada de Parque Americano, criando-se um novo bairro com aquela denominação. Salomão já era proprietário do Bar Americano, na praça José de Alencar, na esquina da Ruas Guilherme Rocha com a Rua General Sampaio, num sobrado antigo ainda existente, porém já com portas largas.

O "Parque Americano" de diversões infantis, de Salomão Benício, como mostra a foto, ocupava meia quadra, tinha o muro pintado entre as colunas, para colocação de painéis de propaganda comercial. Vemos o portão de entrada, seguido do guichê de vendas de ingressos.

Em seguida um painel limpo e logo outro com a propaganda do leite "Karnak", muito em voga na época. Seguem-se, mais um painel limpo e outro com uma propaganda do Banco União, aquele que tinha o "slogan" de "Prende a terra o dinheiro da terra". Seguem-se outros painéis limpos e
outro com propaganda, mas que não conseguimos ler.

Depois o parque desapareceu e Salornão colocou no lugar uma grande serraria, muito bem aparelhada. Também ali esteve a representação das "Camas Patente" de L. Liscio S/A e depois o supermercado Global".

Hoje, no local, estão os supermercados Família, no mesmo prédio onde foi o Global, tendo na frente um grande estacionamento para carros, no local antes ocupado pelo Parque Americano.


Fonte : Fortaleza de Ontem e de Hoje - Nirez

Um comentário:

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: