Fortaleza Nobre | Resgatando a Fortaleza antiga : TV Ceará Canal 2 - a pioneira
Fortaleza, uma cidade em TrAnSfOrMaÇãO!!!


Blog sobre essa linda cidade, com suas praias maravilhosas, seu povo acolhedor e seus bairros históricos.

 



quinta-feira, 4 de março de 2010

TV Ceará Canal 2 - a pioneira





Em 1960 foi descarregado no porto do Mucuripe o material da torre da TV Ceará Canal 2, obra pioneira do grupo Diários Associados, comandado por Assis Chateaubriand. Uma noticia veiculada pelo jornal Correio do Ceará, pertencente ao mesmo grupo empresarial, informava que o material era procedente da Inglaterra e pesava 30 toneladas. Adiantava que a torre seria instalada sobre uma base de 90 metros de altura, que juntamente com a antena de 18 metros, perfazia um total de 108 metros de altura.


Fachada da TV Ceará na década de 1960


A TV Ceará entrou no ar em 26 de novembro de 1960, época em que Fortaleza tinha cerca de 500 mil habitantes e apenas 200 televisores. Foi instalada no bairro Estância Castelo (atual Dionísio Torres), no local onde hoje funciona a holding do Grupo Edson Queiróz na Avenida Antonio Sales.


Terreno na Estância Castelo, atual Dionísio Torres, hoje ocupado pela Praça da Imprensa





Foi a primeira emissora de televisão do estado do Ceará, e contou com diversos nomes como Emiliano Queiroz, Renato Didi Aragão, Ayla Maria, Augusto Borges, Paulo Limaverde, B. de Paiva, João Ramos, Wilson Machado, Guilherme Neto, Ary Sherlock, Hiramisa Serra, Karla Peixoto, Assis Santos e muitos outros.


Renato Aragão aprontando todas na TV Ceará


Era famosa a imagem do indiozinho bochechudo, que chegava a ficar horas no ar enquanto arrumavam os estúdios para apresentar o próximo programa. Não existiam na época nem o video-tape nem as garotas propagandas para completar o tempo da transmissão, era tudo ao vivo e na hora.





A TV Ceará encerrou suas atividades em 1980 juntamente com outras emissoras do Grupo Diários Associados, devido a cassação da concessão pelo governo militar.
Logo depois passou a integrar a Rede Manchete até 1999; desse ano em diante o canal 2passou a retransmitir os sinais da RedeTV.


Esta é uma simulação da abertura de programação da TV CEARÁ CANAL 2. Uma homenagem aos pioneiros da televisão em Fortaleza, feita para "matar a saudade" de quando a televisão era preto e branco, com alta qualidade de som, imagem e programação pura e saudável. A época dos televisores com "valvulas elétricas ", que se precisava tirar totalmente o brilho e o contraste antes de apagar e "reguladores de voltagem" com ponteiro. Se a gente se descuidasse o televisor acabava queimando.- (Crédito: neilram1000 - You Tube )



Documentário sobre a extinta TV Ceará (1960-1980), a primeira emissora do Ceará e uma das pioneiras do Nordeste. No filme, onze ex-funcionários relembram o início, a rotina, as dificuldades, o fechamento e a saudade de uma época.
A direção e o roteiro do filme são dos jornalistas Marcello Soares e Fernanda Valéria.


Continua...



24 comentários:

  1. Sobre a Tv Ceará Canal 2, existe no YOUTUBE, uma simulação muito interessante, mostrando a abertura da programação que ia ao ar, diariamente. Pesquisar: "A Tv Ceará-Canal 2 era assim". Vale a pena assistir: Tem Imagem Padrão, Indiozinho, Prefixo da Associadas e tudo...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela maravilhosa informação
    vou conferir agora mesmo! :)

    Abraçosssssss

    ResponderExcluir
  3. maravilha!!!matei asaudade.gostaria de saberse existe propagandas do toinho do romcy ou da gerardo bastos onde umpneu é um pneu

    ResponderExcluir
  4. Vou procurar e se achar, coloco no blog, pode deixar!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. A primeira imagem de televisão que vi foi da TV Ceará, canal 2, cuja programação chegava através de uma repetidora no alto de uma serra próxima a Mossoró/RN, cidade onde residia no final dos anos 60. Existiam raríssimos aparelhos de tv e por ocasião da inauguração de uma loja chamada Telesom, foram colocados dois televisores na vitrine que ficavam ligados das 18h00 as 22h00. A notícia logo se espalhou e corri para ver a novidade, disputando um lugar em meio a grande aglomeração de pessoas. Nunca esqueci aquela imagem chuviscada mostrando um noticiarista, lembro bem o nome: Cândido Colares que apresentava o REPÓRTER CRUZEIRO. Algum tempo depois, já com tv em casa desfrutava da programação por inteiro. Os programas de auditório:Romcy Gira a sorte; show do Mercantil, Por que hoje é sábado; os divertidos comerciais ao vivo com Toinho Menezes, as garotas propagandas do sorvete Gellati, Ceará Gas Butano, dentre outros. Certa vez fui a Fortaleza somente para conhecer as instalações da emissora e assisitir o Show do Mercantil com Augusto Borges. Bons tempos que não voltam mais.
    Que fim levaram estes nomes da tv cearense?
    Parabéns por este fantástico documento virtual da história alencarina.
    Edvaldo Morais Lopes
    Mossoroense, 52 anos, atualmente residindo em Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  6. Oi Edvaldo!
    Nossa que memória privilegiada, fiz um passeio no passado através do seu rico comentário, muito bom mesmo!
    Essas pessoas fizeram história na nossa tv, pena que a maioria sumiu da midia, ning nem ouve mais falar... Bom, vou tentar achar material sobre esses artista e quem sabe, fazer um belo post como reconhecimento, o que acha?

    Abraços querido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto Borges apresenta até hoje o programa "Ontem, Hoje e Sempre", na atual TVC, canal 5 (antiga TV Educativa). Ary Sherlock fez ponta no filme "Cine Holiudi".

      Excluir
  7. Ótima idéia, Leila. Ficarei contente se concretizado. Sou muito saudosista.
    Durante 3 anos (1º/01/2007 a 31/12/2009)mantive um blog onde retratei um pouco do passado e o cotidiano da cidade onde resido Ceará-Mirim (Grande Natal/RN),contando com participação de alguns amigos também adeptos da linguagem virtual. O título era "Chaminé", uma alusão ao símbolo desta região que outrora abrigou vários engenhos,hoje adormecidos à sombra de ruínas e chaminés parcialmente destruídas. O trabalho e faculdade me tomaram o tempo que viabilizava as postagens. Em breve devo retornar como blogueiro. Para acessar um período das postagens o link é:
    www.chamine2.blogspot.com
    Meu e-mail: edvaldo@cearamirim.com

    Abraço para esta blogueira do Ceará grande.
    Edvaldo Morais
    Ceará-Mirim RN

    ResponderExcluir
  8. Vou dar uma boa olhada no 'Chaminé', tenho certeza que deve ter coisas muito interessante por lá :)
    Ficarei na torcida para que volte ao mundo dos blogueiros novamente rsrs

    Um abraço caloroso do Ceará

    ResponderExcluir
  9. prezada leila, parabéns pelo blog. sou jornalista rdo madeira, estou finalizando um trabalho sobre programas policiais e fiquei sabendo que, antes do programa mão branca, na tv cidade, teria havido um programa com o mesmo nome na tv ceará. vc tem essa informação? já perguntei a vários estudiosos da comunicação e da história da cidade, mas eles também só se referem ao programa da tv cidade. caso vc tenha, agradeço se entrar em contato comigo maddindi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui Funcionario da Extinta TV Ceará Canal 2 por varios Anos Desconheço este programa Mão Branca na Grade da programação da Epoca

      Excluir
  10. sugiro incluir o prédio da Reitoria da UFC na pesquisa. é um dos mais belos e conhecidos da cidade

    ResponderExcluir
  11. Oi Raimundo, tbm só tinha conhecimento do programa da Tv Cidade. Mesmo assim, vou pesquisar sobre o assunto pra vc e caso ache algum material, lhe mandarei com certeza!

    Um caloroso abraço

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela sugestão, realmente um belo prédio. Já fiz algumas postagens sobre a Universidade, mas vou procurar fazer uma só sobre o prédio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. o INDIOSINHO DO CANAL DOIS NO INICIO E NO FIM DAS TRAMSMISSÕES DA TV ME É FAMILIAR.dEVO ACRESCENTAR QUE NO FINAL A MEIA NOITE OUVIA-SE A FAMOSA MUSICA DE FUNDO, O BOI DA CARA PRETA

    ResponderExcluir
  14. Leila, parabéns pelo blog!! Em Fortaleza temos um grupo musical que revive os grandes conjuntos vocais cearenses como "4 ases e um curinga" e "Vocalistas Tropicais". Já tocamos no programa do Augusto Borges. Conheco e conheci vários que participaram da TV Ceará. Abraços. Geovani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A banda Os Faraós, que teria sido a primeira banda cover dos Beatles em Fortaleza, e que, por isso, teria sido bem sucedida nos anos 60, da qual fazia parte Luizinho, aquele mesmo de Luizinho e banda, também chegou a se apresentar na antiga TV Ceará?

      Excluir
    2. Não, o conjunto musical de Fortaleza que atuou durante quase sete anos na TV Ceará foi o Conjunto Big Brasa, de Messejana, Fortaleza, Ceará. Participava do Show do Mercantil, aos sábados, e também do Studio 2, um programa diário da emissora.
      João Ribeiro (Beiró) - guitarrista-solo e fundador do Big Brasa, em 1967.

      Excluir
  15. BOM DIA LEILA NOBRE, SOU DO TEMPO EM QUE AS PESSOAS ASSISTIAM TELEVISÃO EM UMA PEQUENA OU SALA MAIOR, PESSOAS AS VEZES ATÉ DESCONHECIDAS (E QUE SE TORNARAM BONS AMIGOS ATÉ HOJE) VIAM DE QUILOMETROS PARA ASSISTIREM EM NOSSA RESIDENCIA, (BAIRRO ANTONIO BEZERRA - FORTALEZA-CEARÁ) ATÉ DA JANELA DAVA CERTO. POIS MINHA TIA MARIA TEREZA NÓBREGA, (MAIT) ARTISTA PLÁSTICA(NATUREZA MORTA DENTRE OUTRAS) FEZ PARTE DO CORPO DE JURADOS DO PROGRAMA DO SR. JOÃO RAMOS) EU MARCOS NÓBREGA, NASCIDO NO ANO DE 1961, GOSTAVA DE DESENHAR ESSE INDIOZINHO, SÓ QUE DEPOIS PASSANDO A SER ARTE FINALISTA E ATÉ HOJE CONTINUO NA MINHA PROFISSÃO, QUE TEM TUDO A HAVER COM (NO RAMO DE CARIMBOS , COMO O MEU FALECIDO AVO(PAI DESSA TIA (JÁ FALECIDA 2010) POIS ESSE ANO DE 2015, (MINHA TIA MAIT OU TIA MARIA, COMO ERA CONHECIDA PELOS PARENTES) COMPLETARIA 91 ANOS, NÃO QUERO FAZER PROPAGANDA APENAS DIZER QUE ISSO ME FEZ SER O QUE SOMOS ATÉ HOJE, GRAÇAS AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. - FICAMOS AGRADECIDOS, POR TODOS VOCES QUE FIZERAM PARTE DESSA EMISSORA. - MARCOS NÓBREGA, FELIZ 365 DIAS E SEIS HORAS PELO DIA DAS MULHERES QUE DEVERIA SER POR TODO ESSE TEMPO... - FORTALEZA-CEARÁ 08 DE MARÇO DE 2015.

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA LEILA NOBRE, SOU MARCOS NÓBREGA, DE FORTALEZA - CEARÁ, APRENDI A DESENHAR VENDO O INDIOZINHO DA TV CEARÁ E OS DESENHOS QUE ERAM FEITOS NA TELEVISÃO POR BONS CARTUNISTAS. NA CASA ONDE MOREI NO BAIRRO DO ANTONIO BEZERRA , FICAVAM DEZENAS DE PESSOAS ASSISTINDO TELEVISÃO, ATÉ DA JANELA DAVA CERTO POIS SE ORGANIZAVAM PELA ALTURA(DA PESSOA) NESSE TEMPO MINHA TIA, MARIA TEREZA (MAIT) (FALECIDA EM 2010) QUE ERA ARTISTA PLÁSTICA AUTODIDATA (NATUREZA MORTA DENTE OUTROS) FAZIA PARTE DO CORPO DE JURADOS DO PROGRAMA DO APRESENTADOR SR. JOÃO RAMOS. FICO AGRADECIDO POR EXISTIR PESSOAS COMO VOCE(S) QUE BUSCAM COISAS BACANAS DESSA NATUREZA. POIS GRAÇAS AO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, SOU UM PROFISSIONAL NA MINHA ÁREA DE ARTE FINAL(CARIMBOS) DEVIDO LER, OUVIR E ME INTERESSAR POR ALGUNS TIPOS DE PALESTRAS E PROPAGANDAS, ASSISTO ATÉ HOJE COISAS BOAS E QUE NOS CONVÉM, MUITO OBRIGADO LEILA NOBRE E PARABÉNS PELAS PESQUISAS E O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES, QUE DEVERIA SER TODO DIA, DURANTE OS 365 DIAS E AS SEIS HORAS (PARA ALGUNS 6 HORAS QUE SOBRAM DOS MESES DE FEVEREIRO (MESES COM 28 DIAS) QUE RESULTAM DE 4 EM 4 ANOS EXISTE HUM MES DE FEVEREIRO COM 29 DIAS) VALEU... 08-03-2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos, eu que agradeço os ricos comentários e a lembrança pelo dia das mulheres, obrigada mesmo!!! :)
      Eu amooooo ouvir músicas antigas, as de hoje não prestam, com pouquíssimas exceções.

      Forte e caloroso abraço

      Excluir
  17. Ficamos orgulhosos em ter pessoa(s) que se importa em, e com pesquisas nos deixam bem mais conhecedor ... ESSA pessoa é Leila Nobre, valeu... 17-08-2015. marcosnobrega53@gmail.com

    ResponderExcluir

NOTÍCIAS DA FORTALEZA ANTIGA: